Segundo pesquisa publicada na revista científica Journal of Physiology,os danos respiratórios comuns em pacientes com Covid-19 podem ser causados pelo ataque do vírus ao cérebro. As lesões na parte que controla a respiração seriam responsáveis pela hipóxia silenciosa, por exemplo.

Esta é uma das mais misteriosas condições associadas à Covid-19. Os pacientes costumam chegar aos hospitais já à beira da morte, já que a falta de oxigênio não deixa perceberem o colapso do corpo a tempo.

Reprodução

Segundo o especialista em função pulmonar da Case Western University, em Cleveland, Yee-Hsee Hsieh, a lesão pulmonar causada pelo coronavírus não se limita apenas aos pulmões, mas também à região do cérebro que controla a respiração e o fluxo sanguíneo. Esta seria a causa da pouca eficácia do uso de respiradores em pacientes graves.

publicidade

“Nossa proposta é que também é preciso controlar a inflamação no sistema nervoso. Isso poderá aumentar as chances de recuperação e evitar sequelas”, afirmaram os autores da pesquisa.

Via: O Globo