A Espanha anunciou nesta quarta-feira (13) resultados preliminares de um estudo nacional para avaliar a real situação do coronavírus no país. Os pesquisadores estimam que 5% da população de todo o país tenha contraído a Covid-19.

Como informou o Ministério da Saúde espanhol, o Instituto Carlos III e o Instituto Nacional de Estatística realizaram amplos testes sorológicos por toda a Espanha para identificar quem já tinha desenvolvido anticorpos contra Covid-19 sem se dar conta. Eles buscavam encontrar pessoas que foram assintomáticas ou que tiveram sintomas tão leves que não precisaram buscar ajuda médica ou testes no momento da infecção.

Os testes tiveram início no dia 27 de abril, com o objetivo de fazer a análise das amostras de 90 mil pessoas. Os resultados prévios também confirmam que o vírus atingiu de forma diferente as regiões do país, como informa a agência Reuters.

A Espanha foi um dos países que viveu uma crise aguda causada pelo coronavírus entre março e abril. Até o momento, houve mais de 27 mil óbitos em decorrência da Covid-19, e, no pior dia da pandemia na região, foram computadas 961 mortes. Esse número foi reduzido para uma média inferior a 200 por dia recentemente após um longo período de lockdown.

publicidade

Pelas estimativas, isso significaria que cerca de 2,3 milhões de residentes da Espanha foram contaminados. Com 27 mil mortes, a letalidade da doença no país ficaria na casa de 1,17%, criando um cenário em que esperar pelo que os especialistas chamam de “imunidade de rebanho”, permitindo que 70% da população, composta por cerca de 47 milhões de pessoas, fosse infectada, geraria um número superior a 384 mil mortes.