EnglishPortugueseSpanish

Coronavírus: como usar a água sanitária contra ele

Redação 15 de maio de 2020
publicidade

Higienização é uma das palavras de ordem quando se fala em combate ao coronavírus e prevenção à covid-19. Um dos produtos mais eficazes para desativar o microrganismo é a água sanitária.

Para começar, é um produto barato e fácil de encontrar. É essencial, entretanto, usá-lo da forma correta. Sem isso, ele pode ser tóxico, causar irritações ou queimaduras e até danificar os artigos em que é usado.

publicidade

A preparação da solução varia conforme o uso. A lavagem de alimentos, por exemplo, requer que uma colher de sopa de água sanitária seja diluída em um litro de água.

Para a limpeza de superfícies, a solução de água sanitária deve ter duas colheres de sopa para cada litro de água. Já a higienização de pisos e solas de calçados pode ser um pouco mais concentrada e usar três colheres de sopa em cada litro de água.

É importante, ainda, conferir se a água sanitária escolhida tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Apesar da utilidade da água sanitária, o químico Lucas Carmo lembra que água e sabão são bastante eficientes para a maioria das necessidades de higienização do dia a dia.

E vale lembrar que os utensílios usados para medir a água sanitária e para preparar a solução devem, preferencialmente, ser usados apenas para esse fim e lavados cuidadosamente após cada uso.

publicidade