Um grupo de hackers foi responsável por invadir o sistema do Exército e divulgar na internet quatro exames médicos realizados pelo presidente Jair Bolsonaro. Os testes foram realizados entre junho de 2019 e janeiro de 2020 no Hospital das Forças Armadas e apresentam o nome de batismo do governante – ao contrário do que ocorreu com os exames de Covid-19 em que foram usados supostos pseudônimos.

A autoria do ataque foi reivindicada por uma conta do Twitter identificada como ‘DigitalSp4ce’. Antes da suspensão da conta na rede social, ocorrida na tarde de quinta-feira (14), uma mensagem foi compartilhada pelos supostos invasores. “Somente após meses o presidente resolveu mostrar seus exames, isso intrigou nosso grupo, resolvemos ir atrás e invadimos o Banco de Dados do hospital onde foi realizada a coleta e adivinhem? Nada comprova que foi feita tal coleta, nem mesmo com pseudônimo”, dizia o tuíte.

publicidade

Na terça-feira (12), Bolsonaro entregou os resultados dos exames realizados ao Supremo Tribunal Federal (STF), após o Estadão entrar na Justiça solicitando acesso às informações. Em todos os casos foram descartados a infecção por Covid-19. Anteriormente, o presidente já havia anunciado em suas redes sociais o resultado negativo para a doença, mas se recusou a mostrar os laudos.

Ao todo, três testes foram encaminhados. Dois deles sob os pseudônimos Airton Guedes e Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz, entretanto com o CPF e a data de nascimento de Bolsonaro. O terceiro deles identifica o governante apenas como “paciente 5”, sem qualquer outro dado.

publicidade

A informação sobre o ataque foi publicada pela revista Época na quinta-feira (14). Em nota, o Exército informa que avalia a dimensão do ocorrido. Ainda segundo o comunicado, foram adotadas medidas para “mitigar eventuais consequências” e que, após o encerramento da análise do problema, serão tomadas “ações técnicas e legais”.

Via: Estadão