Na madrugada deste domingo (17), uma notificação sobre uma suposta invasão hacker assustou usuários da Globoplay. A mensagem foi enviada para todas as pessoas que possuem o aplicativo do serviço de streaming instalado em seus dispositivos móveis (e, claro, que estavam com as notificações da plataforma ativada). 

Reprodução

O grupo OurMine, que reivindica a autoria da invasão, deixou um e-mail de contato na mensagem enviada. Em inglês, os invasores pediam para que as pessoas entrassem em contato com o grupo para uma “melhor segurança” e também incentivaram a propagação da hashtag #GloboHack, que chegou a ficar entre as mais comentadas no Twitter nas primeiras horas deste domingo.

O grupo OurMine é conhecido por invadir contas de empresas e personalidades nas redes sociais. Entre as maiores vítimas, estão Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, o time de futebol Barcelona, a HBO, Netflix e até os estúdios Marvel. Em 2017, os hackers realizaram uma série de ataques a perfis de youtubers famosos. Ao modificar a descrição dos vídeos, o grupo dizia que estava fazendo apenas alguns testes de segurança no YouTube.

publicidade

O ataque foi confirmado pela própria Globo que, em nota, disse que a invasão foi apenas no sistema de notificação do aplicativo e que nenhuma informação de usuário havia sido comprometida. Em uma publicação no Twitter, a Globoplay esclareceu todo o ocorrido e tentou tranquilizar os usuários da plataforma.