O experimento Antena Impulsiva Transiente da Antártica (Anita), da Nasa, é um detector de ondas de rádio suspenso por um balão. Recentemente, o projeto foi o responsável por encontrar estranhos sinais no continente gelado que pareciam ser desencadeados por neutrinos de energia extremamente alta.

Seguindo o caminho percorrido pelas partículas, os astrônomos responsáveis pela investigação descobriram sua possível fonte: os buracos negros supermassivos dos quasares. A carga desses neutrinos detectados era tão alta que pareciam desafiar o modelo padrão da física de partículas.

publicidade

Os buracos negros locais tem muita atração gravitacional. Quando o gás quente ao seu redor é comprimido pela gravidade e pelos campos eletromagnéticos, eles podem emitir grande quantidade de energia, incluindo neutrinos.

Os neutrinos são partículas bastante misteriosas e evasivas. Eles têm uma massa minúscula, sem carga elétrica e raramente interagem com outros elementos. No entanto, a versão de alta energia é bastante rara e foi detectada interagindo com o solo da Antártica.

publicidade

A explicação mais plausível para a formação desses neutrinos a partir de um buraco negro supermassivo é: a emissão de raios gama colide com os átomos circundantes, desencadeando uma explosão de neutrinos que, por conta da velocidade da luz com que se movimentam, chegam à Terra rapidamente.

Mesmo com a descoberta, a resolução do mistério dos neutrinos de alta energia ainda carece de estudos mais aprofundados. Por enquanto, sabemos apenas como eles são produzidos, mas não há como precisar sua origem.

publicidade

Via: Science Alert