A Nintendo tem um longo histórico em tentativas de usar jogos para melhorar a saúde de seus usuários, desde o Power Pad, um tapete de atividades para o NES, passando pela Balance Board do Wii até o recente Ring Fit Adventure no Switch. E recentemente a empresa registrou no Japão a patente de mais um produto para o segmento, um sistema para monitorar a saúde do usuário.

O sistema é composto de uma estação base (como uma dock) e uma estação móvel (que se parece com um smartphone). Juntas elas seriam capazes de registrar dados como frequência cardíaca, respiração, nível de atividade e até qualidade do sono do usuário.

Reprodução

Exemplo de “gamificação” na patente da Nintendo. O texto em japonês diz: “Hoje: Você causou 80 pontos de dano! Ganhou 10 moedas!”. Fonte: Reprodução

publicidade

Obviamente, sendo um produto da Nintendo, a diversão tem que estar presente de alguma forma. A ideia é “gamificar” atividades saudáveis (como um bom nível de atividade física ou tempo de sono), que poderiam ser convertidas em moedas, vidas extras ou pontos de experiência em jogos.

Pra quê será?

Talvez o misterioso produto esteja conectado a Pokémon Sleep, jogo anunciado no ano passado e com lançamento previsto para este ano que, de alguma forma, recompensaria os jogadores por hábitos saudáveis de sono. O jogo, que parece ser ligado a Pokémon Go, tem data lançamento previsto para este ano, embora poucas informações tenham sido divulgadas até o momento.

Vale lembrar que em 2015 a Nintendo anunciou o desenvolvimento de um monitor de sono, na época chamado de QOL Sensor (Quality of Life Sensor – Sensor de Qualidade de Vida). O produto foi cancelado um ano após seu anúncio. A patente pode ser fruto deste trabalho anterior, ou então um conceito totalmente novo.

Fonte: Fayer Wayer