Todos os dias, ficamos sabendo dos números oficiais da pandemia de covid-19 no Brasil. E muitos pesquisadores argumentam que esses dados não são reais. Por isso, muitos estudos têm sido feitos para determinar qual o percentual realmente infectado da população.

Esse controle é essencial para a definição de políticas de enfrentamento da pandemia. O problema é que o alto número de assintomáticos dificulta a obtenção de uma resposta.

publicidade

Aqui no Brasil, para estimar o número real de infectados, os estudos de testagem são feitos por amostragem. Flávio Codeço explica que a amostra precisa ser diversa para que não se tenha um entendimento errado sobre os resultados.

Ainda assim, com uma população tão grande no Brasil, mesmo os preocupantes números atuais representam apenas uma fração pequena de brasileiros. Uma coisa, entretanto, é fato: de uma forma ou de outra, essa emergência sanitária será superada.

publicidade

Se isso não ocorrer de forma natural, com a infecção por covid-19, será de modo artificial, obtido com uma vacina. Para Flávio, é bastante razoável imaginar que a solução artificial virá primeiro.

Não há como descartar a possibilidade de haver outra pandemia tão grave quanto esta de covid-19 no futuro. Flávio Codeço avalia que o momento atual deve trazer aprendizados importantes e que o ideal é que esse conhecimento sirva para lidar com uma situação futura quando ela ocorrer.