Desde que o novo coronavírus se espalhou pelo mundo, o isolamento social é a medida mais eficaz para dificultar a sua disseminação. Porém, nem sempre é possível ficar em casa e, nesses casos, o uso de máscaras faciais é fundamental. Por conta da grande procura, as autoridades recomendam o uso das máscaras caseiras, que precisam ser higienizadas e armazenadas de maneira correta.

As instituições de saúde pelo mundo afirmam que cada máscara deve ser usada por no máximo duas horas, precisando ser lavadas antes de serem usadas novamente. O Ministério da Saúde recomenda deixar a máscara por cerca de 30 minutos em uma mistura de água potável e água sanitária, em proporção de 50 para 1 (500 ml de água potável para 10 ml de água sanitária, por exemplo).

publicidade

Reprodução

Máscara facial em tempos de Covid-19. Foto: Anna Shvets/Pexels

publicidade

Depois desse período, é necessário enxaguar e lavar com água e sabão ou na máquina de lavar e deixar secar completamente. Se necessário, é possível passar com ferro quente. Por fim, cada máscara deve ser guardada em um saco plástico fechado de forma individual. O equipamento deve ser descartado se apresentar sinais de deterioração.

Vale ressaltar que, por conta da escassez, as máscaras cirúrgicas devem ser de uso exclusivo de profissionais da saúde. A exceção é para pessoas com sintomas ou diagnóstico da Covid-19, além dos que estiverem cuidando de um paciente. Isso porque essas máscaras possuem maior poder de filtragem e vão impedir que o contaminado transmita a doença para outras pessoas.

publicidade

Via: Correio do Povo