Você já parou pra pensar que  o simples ato de navegar na internet – ou então  ao usar um aplicativos no smartphone – já está em contato com sistemas da Inteligência Artificial? Algumas pessoas são entendidas do assunto. Mas sempre tem aquele que não faz a mínima ideia do que isso significa. A gente separou alguns exemplos de soluções inteligentes que fazem parte do nosso dia a dia. A primeira é bastante comum são os aplicativos de trânsito, como o Waze ou Google Maps. Essas ferramentas usam a Inteligência Artificial para cruzar informações de milhares de fontes em tempo real para oferecer a melhor rota e calcular o tempo do percurso. Talvez você não tenha percebido, mas os apps de transito “sabem” se é feriado, se está chovendo. E também da aquela dica necessária,  sobre engarrafamento, ou se se aconteceu algum acidente, que possa piorar ainda mais o trânsito.

E se você é um dos poucos que ainda não fez uma compra online, pelo menos já acessou algum e-commerce desses grandes varejistas, certo?.  ¿Já reparou nas sugestões de compras que aparecem para você? É, tem Inteligência Artificial por trás disso também. O mesmo vale para pesquisas na internet; os resultados assim como as sugestões de compra são baseados no seu comportamento online, no seu perfil, nas publicações que curtiu, naquelas que apenas parou para ler, nos comentários que fez e páginas que visitou. Tudo é analisado por um algoritmo inteligente, que aprende os seus gostos e  costumes a cada pesquisa que você faz e assim consegue exibir um resultado cada vez mais personalizado…

Nem todo mundo experimentou, mas as assistentes virtuais dos smartphones – seja a Siri no iPhone ou o Google Assistant, no Android – também são grandes exemplos do uso de Inteligência Artificial; e, melhor, na palma das nossas mãos. Se ainda não teve a chance (ou a curiosidade), tente fazer um pedido para elas; provavelmente a resposta vai te surpreender.

Ferramentas baseadas em Inteligência Artificial também facilitam muito a vida daqueles que já descobriram que a Poupança pode não ser a melhor escolha na hora de investir, e buscam opções com melhores rendimentos. Muitas startups já oferecem suas tropas de robôs capazes de avaliarem diversas opções de investimentos, e combinar com o perfil do investidor e, a partir daí, distribuir os recursos e acompanhar a performance de cada carteira para fazer ajustes quando necessário.

publicidade

A Inteligência Artificial também já trabalha a favor da sua segurança; seja na rua ou ambientes fechados. Câmeras inteligentes, além de gravar imagens, interpretam também cenas fora do padrão. Se, por exemplo, uma câmera flagrar uma pessoa pulando um muro, o sistema vai considerar a cena suspeita e dispara um alarme. Se um ser humano não consegue acompanhar dezenas ou até centenas de câmeras ao mesmo tempo, um software inteligente, sim, fica de olho em tudo o tempo todo.

Essas são algumas das situações mais próximas do nosso dia a dia que a Inteligência Artificial já faz diferença. Você sabia? Ou melhor, sabe de alguma outra situação do seu dia que soluções inteligentes ajudam a tomar uma decisão melhor ou mais rápida? Deixe seu comentário e vamos ver quanta Inteligência Artificial já faz parte das nossas vidas!