Após dias de muita discussão, na última sexta-feira (22), a Nasa deu sinal verde para a SpaceX lançar seu voo espacial tripulado. A previsão é de que os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley decolem do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nesta quarta-feira (27), às 17h33, no horário de Brasília.

A missão é considerada histórica pois será a primeira vez que astronautas americanos decolam de seu país desde o fim das viagens espaciais em 2011, após 30 anos de serviço. Eles viajarão a bordo da cápsula Crew Dragon, impulsionada pelo foguete Falcon 9, e devem chegar à Estação Espacial Internacional (ISS) no dia seguinte. 

Reprodução

Foto: SpaceX/Reprodução

publicidade

Durante os encontros de revisão, autoridades discutiram diversas questões técnicas que poderiam resultar em problemas no voo, como os paraquedas da Crew Dragon, motivo de inúmeros testes nos últimos anos, e a explosão da cápsula em um teste, no ano passado. No entanto, todos concluíram que os riscos eram administráveis. 

Nesta segunda-feira (25), funcionários da SpaceX e da Nasa farão ainda mais uma revisão sobre a possibilidade de prosseguir com o lançamento. Nesta etapa, serão analisados os dados do último teste de ignição e do ensaio geral.

Via: The Verge