Não estranhe se, nesta segunda-feira (25), você encontrar alguém na rua com uma toalha sobre os ombros, pendurada na mochila, sendo usada como turbante ou como capa. Não se trata de alguém que saiu do banho às pressas, mas sim de um fã celebrando a obra de um dos ícones da cultura nerd.

Douglas Adams foi um autor inglês famoso pelo “Guia do Mochileiro das Galáxias”, uma “trilogia em cinco partes” que conta as aventuras do humano Arthur Dent e seu amigo alienígena Ford Prefect após a destruição da Terra pelos detestáveis Vogons para construir um “viaduto espacial”.

publicidade

Ao longo dos livros, eles se juntam a personagens como o excêntrico Zaphod Beeblebrox, um alien de duas cabeças que é presidente da galáxia, mas só quer curtir a vida, Marvin, o eternamente deprimido “Androide Paranoide” e Tricia McMillan (Trillian), uma mulher que Arthur já conhecia de uma festa e, por coincidência, foi a única outra sobrevivente da destruição da Terra.

Ford carrega consigo o livro interativo que dá nome à série, o Guia do Mochileiro das Galáxias, um vasto banco de dados com informações sobre os mais variados planetas e culturas do universo. E o guia descreve a toalha como um dos objetos mais importantes que um mochileiro pode carregar.

publicidade

Reprodução

Da esquerda para a direita: Zaphod Beeblebrox, Ford Prefect (e sua toalha) e Arthur Dent no filme de 2005 baseado em “O Guia do Mochileiro das Galáxias”

publicidade

“Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito”, diz o texto.

Depois que Adams morreu, vítima de um ataque cardíaco em 2001, aos 49 anos, fãs de todo o mundo procuraram uma forma de homenageá-lo. Após alguma discussão em fóruns na internet, declararam o dia 25 de maio, duas semanas após a morte do autor, como o “Dia da Toalha” em celebração a seu legado. Ao longo dos anos a data ganhou força, e já foi celebrada até a bordo da Estação Espacial Internacional, pela astronauta italiana Samantha Christoforetti.

publicidade

E o orgulho nerd?

Você pode também ouvir a data de hoje sendo mencionada como “Dia do Orgulho Nerd”, que é algo mais recente. A data foi criada em 2006 pelo blogueiro espanhol Germán Martinez, e escolhida por ser a data de estréia de Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, o primeiro filme da saga Star Wars, em 1977. A comemoração chegou aos EUA em 2008, de onde se espalhou para o resto do mundo.