EnglishPortugueseSpanish

A Marinha dos EUA afirmou na última sexta-feira (22) que conduziu com sucesso um teste de uma arma laser batizada de Laser Weapon System Demonstrator (LWSD, Demonstrador de Sistema de Arma Laser), montada a bordo de um navio no Oceano Pacífico.

Desenvolvida pela Northrop Grumman, a arma foi montada a bordo do USS Portland (LPD-27), um barco de transporte anfíbio. O alvo do teste foi um drone da própria Marinha, que segundo um comunicado foi “desativado com sucesso”.

publicidade

Mas não pense que o LWSD será usado para incinerar navios inimigos com um único disparo, no melhor estilo “Estrela da Morte”. O alvo são “ameaças comuns” enfrentadas pelos navios dos EUA, como sistemas de vigilância e reconhecimento, UAVs e pequenos barcos armados.

Armas de Energia Direcionada

A Marinha dos EUA vem desenvolvendo Armas de Energia Direcionada (DEW, Directed Energy Weapons) desde a década de 60, categoria na qual se enquadram lasers e canhões de microondas. Segundo os militares, uma DEW é capaz de “converter energia química ou elétrica em energia irradiada e focá-la em um alvo, resultando em dano físico que degrada, neutraliza, derrota ou destrói os recursos do adversário”.

“O Laser Weapons Systems Demonstrator é um recurso único que o Portland irá testar e operar para a Marinha, abrindo caminho para futuros sistemas de armas”, disse o Capitão Karrey Sanders, comandante do USS Portland. “Com este novo recurso avançado, estamos redefinindo o que é a guerra no mar para a Marinha”.

Fonte: Boing Boing