A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) lançou uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para ajudar as pessoas que desejam largar de vez o vício em cigarro. Vale lembrar que os fumantes têm mais chances de complicações devido à Covid-19 e, com o isolamento social, tendem a fumar mais. 

Para ajudar no enfrentamento da crise e transmitir à população medidas que podem ser adotadas para parar de fumar ou, pelo menos, reduzir o consumo de tabaco, a SBC disponibilizou em seu site um assistente virtual (chatbot) que orienta e tira as mais diversas dúvidas de fumantes.

publicidade

Segundo a cardiologista e coordenadora de ações relativas ao tabagismo da SBC, Jaqueline Scholz, foi transferido ao sistema todo seu conhecimento adquirido ao longo de anos no tratamento de fumantes. A ferramenta oferece técnicas para cada estágio de usuário de cigarro. 

Reprodução

publicidade

Brasil tem cerca de 20 milhões de fumantes atualmente/Foto: Gerd Altmann/Pixabay 

“A gente tem que ajudar essa massa crítica, principalmente agora, com essa pandemia, em que os fumantes agravam o fator de risco. A SBC está dando os instrumentos para as pessoas possam sair dessa condição de risco, não só pela Covid-19, mas pela saúde como um todo”, afirmou.

publicidade

Fumantes no Brasil

O Brasil conta atualmente com cerca de 20 milhões de fumantes. De acordo com o Cardiômetro da SBC, o fumo ocasiona mais de mil mortes por dia. Além disso, fumantes têm de duas a três vezes mais risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), doença isquêmica do coração e doença vascular periférica, e de 12 a 13 vezes mais risco de ter doença pulmonar obstrutiva crônica.

Grupos como Tabagistas Anônimos ou instituições como o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) têm programas que também podem ajudar aos interessados que desejam parar de fumar.

publicidade

Via: Agência Brasil