O navegador Opera faz bastante sucesso nos computadores e celulares por conta de suas ferramentas com sincronização na nuvem e por outros recursos exclusivos. Além disto, para atender mais de um público, o Opera também possui diferentes versões, como o Opera GX que é destinado para o público gamer nos computadores.

Já quem recebeu uma atualização nesta semana foi o browser Opera Mini para Android, que é uma boa alternativa para quem precisa de um navegador leve e apenas com os recursos essenciais para acessar a internet com uma boa velocidade no celular. A seguir, confira quais são as principais novidades do Opera Mini.

Interface principal

Após ter ficado algum tempo sem receber uma atualização “grande”, o Opera Mini já estava começando a ficar com seu visual um pouco defasado. Felizmente, agora, a Opera implementou algumas características do Material Design no visual de seu navegador e adicionou funções extras em sua barra de buscas, deixando você organizar até mesmo as notícias que são abertas em sua tela principal.

Reprodução

publicidade

Verificar dados economizados

Uma das principais funções do Opera Mini sempre foi a de economizar dados do celular para você não acabar esgotando a franquia de sua operadora rapidamente e passar sufoco durante o mês. Além de pequenas melhorias realizadas neste recurso, agora, ao abrir o navegador, você consegue verificar o quanto de dados foi economizado por utilizar o Opera Mini para navegar na internet.

Reprodução

Modo escuro

Quem utiliza bastante o celular durante a noite ou em um local com pouca iluminação já deve ter sentido algum desconforto nos olhos por conta de sites e interfaces de programas conterem cores claras. Para ajudar nesta questão, o Opera Mini ganhou o suporte ao modo escuro, que pode ser ativado de forma automática, contando inclusive com uma configuração para ser integrado ao tema do sistema.

Reprodução

Além do modo escuro, que altera os elementos de sua interface, vale lembrar, o Opera Mini também possui uma função chamada de “Modo noturno” com um recurso para “reduzir o esforço dos olhos” em qualquer site.

Reprodução

Temas personalizáveis

Além de contar com o suporte para o “modo escuro” mencionado acima, como você deve ter notado pela captura de tela, agora, o Opera também permite que os seus temas sejam personalizados. Assim, por exemplo, você pode criar um tema claro ou escuro selecionando as principais cores de seus elementos.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe quais são as principais novidades do Opera Mini para o Android.