Nos últimos três meses, período de quarentena no país devido à pandemia do coronavírus, o governo federal digitalizou 156 serviços. Com a redução de custos e aumento na eficiência dos servidores públicos, o governo espera economizar R$ 2,2 bilhões por ano.

O esforço elevou para 729 o número de serviços públicos digitalizados desde janeiro. Segundo a Estratégia de Governo Digital, documento publicado em abril, o governo federal pretende alcançar os 100% de digitalização até o fim de 2022 e poupar R$ 38 bilhões em cinco anos, de 2020 a 2025. 

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Segundo a secretaria, a economia decorre da eliminação do papel, da redução da burocracia, da diminuição de erros e de fraudes. Também serão reduzidos custos devido a menor necessidade de locação de estruturas, de manutenção de logística e de contratação de pessoal para atendimento presencial.

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Foram 729 serviços digitalizados desde janeiro. Foto:Pexels/bongkarn thanyakij

Serviços digitalizados

Serviços da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o cadastro para o auxílio emergencial são alguns exemplo da digitalização feita até então. Foram 46 serviços da Anvisa digitalizados. Já o auxílio emergencial da Caixa teve 107,2 milhões de pedidos cadastrados e 101,9 milhões de solicitações processadas até a última sexta-feira (5). 

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Para o Ministério da Economia, a digitalização também é bem-sucedida por deslocar servidores públicos de tarefas operacionais para atividades especializadas, otimizando o trabalho. No caso do seguro-desemprego do trabalhador doméstico, digitalizado durante a pandemia, o serviço exigia 7,3 mil trabalhadores. Com o atendimento virtual, apenas 630 profissionais passaram a ser necessários, o equivalente a 8,5% do total anterior.

Via: Agência Brasil

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