Uma startup israelense está desenvolvendo um carro voador movido a hidrogênio com um design futurista que lembra até um pouco o lendário DeLorean, o carro de De Volta Para o Futuro.

O veículo está sendo feito pela Urban Aeronautics em parceria com a HyPoint, uma fabricante de células de hidrogênio para uso como combustível.

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O carro voador foi pensado para servir como serviço de táxi aéreo. O veículo não tem asas e não é muito maior do que um SUV, e tem capacidade para até seis passageiros.

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A semelhança do design com o DeLorean de De Volta Para o Futuro é clara quando o veículo é visto de lado, mas de cima ou de baixo as coisas são diferentes: é possível ver as grandes ventoinhas que são usadas para mantê-lo no ar.

Ainda não há previsão de quando o veículo começará a ser de fato usado comercialmente – se é que um dia isso acontecerá.

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Baseado em veículo já existente

O veículo, sem emissões, será uma versão de longo alcance da aeronave CityHawk. As células de combustível da HyPoint expandem consideravelmente a potência e a vida útil dos designs tradicionais, tornando-as um componente leve ideal para a aviação. O hidrogênio vem se tornando uma das tecnologias mais empolgantes para o mercado de aviação elétrica, com densidade de energia muito melhor do que as batérias de lítio e reabastecimento super rápido.

A aeronave miliar Cormorant, na qual o CityHawk é baseado, está voando com sucesso há muitos anos, usando motores de turbina para sua sustentação, como você pode ver no vídeo abaixo. Se o conceito chegar à certificação, é muito mais fácil imaginar esse DeLorean voador navegando pela cidade. Certamente, as operações iniciais serão limitadas, mas o projeto pode ser capaz de fornecer voos de porta em porta, se isso for legalmente possível.

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Por outro lado, existem desvantagens. A forma do corpo pode proporcionar alguma sustentação quando ele está indo para a frente, mas apenas metade do necessário para impedir que ele caia. Por isso, o CityHawk deve usar muita energia em comparação com outros VTOL. Usar um trem de força com bateria de lítio resolveria esse problema, mas não seria bom ecologicamente. Consequentemente, o hidrogênio é uma opção séria para a Urban Aeronautics.

“Esperamos colaborar com a HyPoint na integração da próxima geração de sistema de células a combustível de hidrogênio para o transporte eVTOL e o mercado de mobilidade aérea urbana”, afirmou Rafi Yoeli, CEO da Urban Aeronautics. “Como combustível 100% ecológico e de alta potência, o hidrogênio é a chave para o futuro das aeronaves eVTOL”.

Via: Futurism