Todos que consomem conteúdo na internet já devem ter se deparado com anúncios e os famosos paywalls – que liberam a visualização de determinada página mediante um pagamento. Para burlar isso, há soluções como bloqueadores de anúncios e sites específicos.

No entanto, ao que parece, um bug na URL do YouTube permite fazer isso sem a necessidade de nenhum recurso adicional. Para que isso seja funcional, basta adicionar um ponto ao endereço do site. Sim, apenas um ponto.

Por exemplo, em um vídeo cujo endereço é “youtube.com/vídeo”, basta adicionar o ponto antes da barra, desta forma: “youtube.com./vídeo”. Com isso, anúncios não são exibidos, como se o usuário pagasse pelo conteúdo.

Aparentemente, o bug é limitado à versão de navegador do site de vídeos. No entanto, é possível acessá-lo pelo celular, basta usar a opção “versão para computador” para que o truque funcione.

publicidade

Como observado pelo usuário “unicorn4sale” no Reddit, o truque não funciona apenas no YouTube, mas também em sites que possuem sistemas que cobram assinaturas para a leitura de notícias, como o The New York Times, Wired e The Washington Post.

Obviamente, agora que o macete foi exposto, é apenas uma questão de tempo para que as plataformas encontrem uma maneira de fechá-lo.

Via: The Next Web