Já faz algum tempo que o Google vem trabalhando em um novo recurso para o Android parecido com o AirDrop da Apple, e agora um vídeo para desenvolvedores mostrou um pouco mais do que podemos esperar da ferramenta.

A funcionalidade deve se chamar “Compartilhamento Próximo”, e, assim como o AirDrop dos iPhones, permitirá que usuários transfiram arquivos para os outros que estejam fisicamente próximos com facilidade.

publicidade

O recurso já chegou a ser mostrado no passado, e agora um novo vídeo publicado no YouTube mostra um pouco dele em funcionamento. O recurso, em vez de aparecer junto com uma lista de aplicativos para compartilhar coisas, surge logo ao lado da opção de copiar conteúdo no Android.

-> Conheça as principais novidades do Android 11

publicidade

Confira o vídeo abaixo (a opção de compartilhamento aparece a partir de cerca de 30 segundos do vídeo):

publicidade

A funcionalidade usa Bluetooth para “parear” dois celulares próximos. Os arquivos podem ser transferidos usando uma conexão de dados, uma rede Wi-Fi ou uma conexão Wi-Fi direta entre os aparelhos, o que resulta em transferências muito rápidas. Para iniciar uma transferência é preciso que os aparelhos estejam a pelo menos 30 cm um do outro.

A versão mostrada no vídeo pode ser diferente da finalizada, que deve ser lançada junto com o Android 11 nos próximos meses. Vale lembrar que o Google vem trabalhando na novidade desde antes do lançamento do Android 10 para substituir o antigo Android Beam por um recurso mais moderno.

publicidade

Via: Android Police