A Estação Espacial Internacional está para ganhar um novo vaso sanitário. Ainda em 2020, os astronautas poderão usar o banheiro com um pouco mais de conforto com a instalação de uma nova privada.

Oficialmente, o vaso sanitário é chamado de Sistema Universal de Gerenciamento de Resíduos (UWMS, na sigla em inglês). Ele tem dois objetivos: um imediato, e um para o futuro da exploração espacial.

publicidade

Atualmente, o banheiro da Estação Espacial Internacional conta com um vaso sanitário que foi instalado nos anos 1990, mas que há muito tempo mostra que precisa ser substituído.

Não apenas devido a alguns vazamentos e outros problemas com seus componentes, mas também por causa da presença cada vez maior de mulheres entre a tripulação da Estação – e, para elas, o modelo atual acaba sendo desconfortável. Assim, o assento receberá alguns ajustes para que astronautas de todos os gêneros consigam usar o vaso sem dificuldade.

publicidade

Protótipo do novo vaso sanitário da Estação Espacial Internacional. Crédito: Nasa

publicidade

A Nasa também projetou o novo vaso sanitário pensando em missões planejadas para os próximos anos, com alguns de seus engenheiros analisando possíveis desafios de viagens mais longas no espaço, como para outros planetas.

Quando astronautas partirem para Marte, por exemplo, a Nasa espera ter um sistema eficiente para lidar com resíduos como urina e fezes. Nas viagens das missões Apollo para a Lua, os astronautas deixaram sacos com os resíduos na superfície lunar, mas há um risco de, caso a mesma solução seja adotada em Marte, micróbios presentes nas fezes acabem criando algum tipo de contaminação no planeta, o que a Nasa prefere evitar.

publicidade

Além disso, os resíduos humanos aumentam o peso carregado pelas naves espaciais – e, em uma viagem longa como para Marte, cientistas da Nasa estimam que os resíduos sólidos pesem até 270 kg. Como a maior parte do volume é de água, a agência quer encontrar uma maneira de secar esses resíduos e, talvez, conseguir até reaproveitar essa água de alguma maneira.

Nenhum desses problemas será solucionado pelo vaso sanitário a ser instalado na Estação Espacial Internacional, mas a Nasa colocará alguns de seus engenheiros para buscarem soluções que possam ser testadas a partir do novo modelo.

A Nasa prevê que o novo vaso sanitário seja lançado da Terra no segundo semestre e esteja em funcionamento até o fim do ano.

Via: Space.com