Os pagamentos digitais têm evoluído rapidamente. O mais novo participante nesse mercado é o WhatsApp. Depois que muitos empreendedores adotaram a plataforma para fazer negócios, oferecer uma ferramenta de pagamento diretamente no aplicativo acabou se tornando natural.
E será que a ideia é boa? Conceitualmente, é sim. Afinal, nada mais prático do que usar o mesmo meio para fazer o pedido e já pagar por ele. É o que acontece nos e-commerces e nos aplicativos de serviços em geral. Só que podem haver implicações e riscos.
O professor da FGV Arthur Igreja acha que o recurso pode atrair muitos golpes para o aplicativo. Basta lembrar de outras modalidades de crime que usam o WhatsApp: o envio de links falsos e a clonagem de contas são muito comuns na plataforma.
Além disso, todo o histórico do Facebook, que é proprietário do WhatsApp, pode causar desconfiança nos usuários. Arthur lembra que a rede social já enfrentou inúmeros problemas com vazamento de dados e isso pode ter comprometido sua imagem.
Arthur Igreja conversou com exclusividade com a equipe do Olhar Digital sobre outros aspectos da segurança do WhatsApp Pay. Amanhã, você confere essa reportagem especial completa no nosso portal, www.olhardigital.com.br.
Esta post foi modificado pela última vez em 19 de junho de 2020 23:12