Nesta sexta-feira (19), a Caixa Econômica Federal irá liberar as consultas do valor e data do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), de até R$ 1.045 por trabalhador, pelo aplicativo FGTS e internet banking do banco.
Desde segunda-feira (15), as pesquisas estavam disponíveis pelo Disque 111 e site fgts.caixa.gov.br. Além das consultas, site e aplicativo permitirão ao trabalhador optar por não fazer o saque emergencial ou ainda por devolver o valor para a conta do FGTS caso o crédito já tenha ocorrido.
Vale ressaltar que, quem escolher não fazer o saque emergencial deve informar a Caixa pelo menos dez dias antes da data de pagamento prevista. O auxílio emergencial começa a ser liberado em 29 de junho e, em todos os casos, será depositado em conta poupança social digital, que será aberta automaticamente para todos os trabalhadores.
Já o saque em espécie ou transferências, incluindo dos aniversariantes de janeiro, começam a ser liberados depois, a partir de 25 de julho. O dinheiro ficará disponível para o trabalhador até 30 de novembro. Se o saque emergencial não for feito até esta data, o valor retornará para o fundo de garantia automaticamente.
Segundo o governo federal, todos os 60,8 milhões de trabalhadores que possuem contas no FGTS poderão ser beneficiados com os saques. Segundo a Caixa, devem ser liberados R$ 37,8 bilhões. Cerca de 30,7 milhões de trabalhadores poderão sacar todo seu recurso no FGTS (50,5% do total).
Confira abaixo o calendário de pagamento:
Foto: Caixa Econômica Federal
Via: G1
Esta post foi modificado pela última vez em 19 de junho de 2020 12:50