A Avast descobriu que 47 aplicativos de jogos da família HiddenAds, ou seja, utilizadores de trojan (aplicações que forjam ser seguras, mas que possuem a finalidade de exibir anúncios intrusivos fora da aplicação) estavam disponíveis na Play Store. Por ora, 30 desses aplicativos foram desativados, mas 17 ainda permanecem ativos.
Para identificar esses aplicativos com HiddenAds, a Avast utilizou um software de detecção automática chamado Apklab.io. A partir da análise do resultado desse levantamento, a empresa foi capaz de encontrar essa campanha de adwares – malwares que exibem anúncios incansavelmente sem permissão – ao comparar atividades, recursos e tráfegos.
Tais aplicativos ocultam os próprios ícones para não serem descobertos, além disso, exibem anúncios intrusivos no aparelho do usuário, visando gerar o máximo de rendimento possível. Mesmo que o usuário remova o aplicativo do celular, os anúncios continuam aparecendo.
A Avast utilizou o Apklab.io para filtrar sua pesquisa. Imagem: Decoded
“Campanhas como de HiddenAds podem ser inseridas na Play Store ofuscando seu verdadeiro objetivo ou introduzindo lentamente recursos maliciosos, uma vez baixados pelos usuários. É difícil impedir campanhas de adware, pois seus criadores usam contas únicas de desenvolvedor para cada aplicativo. Enquanto o Google tem sido um ótimo parceiro para remover aplicativos mal-intencionados, os usuários precisam permanecer vigilantes ao baixar novos apps em seus dispositivos e verificar sinais que possam relevar se o aplicativo é ruim, como críticas negativas, solicitações extensivas de permissão de dispositivos e desenvolvedores desconhecidos”, explicou Jakub Vávra, analista de ameaças da Avast.
No total, 47 aplicativos com HiddenAds foram baixados mais de 15 milhões de vezes. Confira a lista com os 20 aplicativos que receberam mais downloads:
Via: Decoded
Esta post foi modificado pela última vez em 23 de junho de 2020 21:41
Deixe seu comentário