Com a mudança dos processadores Intel para chips ARM da própria Apple, os Macs do futuro vão perder um dos modos convencionais de instalar o Windows 10.

Atualmente, quem tem um Mac pode instalar o Windows 10 junto com o macOS na máquina, permitindo que o usuário mude de um sistema para o outro quando desejar. Nos futuros Macs com processador ARM, isso não será possível.

Um dos obstáculos vem do próprio Windows 10: a Microsoft só vende a versão ARM do sistema operacional diretamente para fabricantes, mas não para o consumidor final. Assim, não é possível adquirir uma cópia do Windows 10 ARM de maneira alguma – e, ao The Verge, a Microsoft diz não ter nada a declarar sobre possível alteração de planos.

O outro problema vem da Apple. A empresa confirmou após o evento durante a semana que não vai mais oferecer suporte ao Boot Campo nos Macs ARM – ou seja, o método de instalação e uso do Windows 10 no sistema simplesmente vai ser abandonado.

publicidade

Não significa que será impossível usar Windows 10 nos futuros Macs. Ainda existem opções como aplicativos de virtualização como VMWare ou Parallels, mas os aplicativos vão precisar ser adaptados por seus desenvolvedores para rodar nos Macs com processador ARM.

No fim das contas, parece que vai dar bastante trabalho instalar o Windows nos Macs dos próximos anos.

Via: The Verge