No fim de 2018, o Facebook lançou um aplicativo chamado Lasso, que funcionava de maneira bastante semelhante ao TikTok. Agora, a empresa parece ter desistido de tentar concorrer com o app de vídeos curtos, já que anunciou que as atividades do Lasso serão encerradas em dez de julho.

O aplicativo foi lançado em uma época em que o TikTok começava a se tornar bastante popular em vários países. Provavelmente, a intenção da empresa de Mark Zuckerberg era aproveitar o sucesso que vídeos com pouca duração – 15 segundos -, sobrepostos com músicas famosas, ganharam. No entanto, isso não parece ter dado resultado.

A morte do Lasso ocorre pouco depois do lançamento do Instagram Reels, a nova aposta do Facebook para popularizar a criação de pequenos clipes na rede social. Assim como o rival, os vídeos aqui possuem poucos segundos de duração, e podem ser compartilhados nos Stories e na aba Explorar.

Não se sabe exatamente porque o Facebook não expandiu o aplicativo Lasso para mais mercados – o Brasil, por exemplo, nunca recebeu a novidade. Mas o que se sabe é que sua jornada foi bastante conturbada. Brady Voss, líder de desenvolvimento do app, por exemplo, saiu do Facebook dias após o lançamento do Lasso.

publicidade

Estima-se que, até 1º de junho, o aplicativo para Android possuía uma base ativa com menos de 80 mil usuários – a maioria do México – segundo dados da empresa de pesquisa App Annie. No iOS, a aceitação foi ainda menor, sendo impossível mensurar um número.

Via: TechCrunch