Na quarta-feira (1º), a Honda anunciou, no Brasil, um recall de 34.937 carros que apresentam airbags defeituosos. Se trata de quatro modelos diferentes – Civic, Accord, CR-V e Odissey -, todos lançados entre os anos 1996 e 2000.

Os quase 35 mil carros em recall fazem parte do caso dos “airbags mortais” da Takata, empresa japonesa de acessórios automotivos. O mesmo problema atingiu milhões de veículos em todo o mundo, causando, inclusive, dezenas de mortes.

Acontece que a falha no equipamento, que deveria aumentar a segurança, é capaz de machucar gravemente as pessoas que estão no carro. No início deste ano, por exemplo, a Honda confirmou uma morte no Brasil causada pelo problema com os airbags.

Falhas nos airbags

Os “airbags mortais” possuem duas falhas: ou podem ter sua estrutura rompida em colisões frontais de intensidade moderada a severa, o que acaba por projetar fragmentos metálicos no interior do veículo; ou não são inflados corretamente, perdendo sua eficiência.

publicidade

Além do caso brasileiro fatal no início de 2020, outros 39 veículos tiveram seus airbags rompidos, mas os acidentes não causaram mortes.

A partir do dia 10 de julho, os proprietários dos carros listados abaixo devem agendar a substituição definitiva do insuflador do airbag do motorista. Confira:

Reprodução

Imagem: Honda


Via: G1