A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (1º) uma nova cara o seu tradicional Menu Iniciar do Windows 10. Como a empresa já havia revelado em uma prévia, o novo visual tenta tirar a ênfase dos blocos dinâmicos, uma marca iniciada com o Windows 8, mas que tem perdido a importância na estratégia da companhia.

O novo visual remove as cores sólidas por trás dos ícones, como nota o blog da Microsoft, e os substitui por uma coloração semitransparente e uniforme aos blocos. Ou seja: aquele colorido do Menu Iniciar passa a ser coisa do passado, em nome de um visual mais limpo e simplificado.

publicidade

O novo visual já era especulado há alguns meses, mas agora passa a ser oficial e começou a ser distribuído para o público do Windows Insider, que recebe as atualizações para testes antes da liberação para todos os usuários. A tendência é que a mudança esteja inclusa na próxima grande atualização do Windows 10 a ser lançada em algum momento deste segundo semestre.

A Microsoft também introduziu uma mudança importante no comando Alt+Tab, que permite alternar rapidamente entre os programas abertos no computador. Com a mudança, o sistema operacional mostrará todas as abas do navegador Edge junto dos apps abertos com essa nova interface. Quem não se acostumar tem a opção de reverter para o modo antigo, no entanto.

publicidade

A empresa também anunciou mudanças na barra de tarefas para novos usuários que estejam configurando sua conta pela primeira vez em um computador. Se a pessoa tiver, por exemplo, sua conta na Microsoft vinculada à Xbox Live, o sistema pode fixar automaticamente o app do Xbox na barra de tarefas; se usa o aplicativo Seu Telefone, ele também já aparecerá automaticamente. Novamente, o recurso só vale para quem está criando uma conta nova no Windows 10; o recurso não vai mexer nos atalhos dos usuários.

As notificações do sistema também mudaram para trazer mais informações sobre qual app é responsável pelo alerta e com o “X” mais proeminente, facilitando o seu descarte. A Microsoft também desabilitou as notificações automáticas de ativação do Assistente de Foco, mas isso pode ser ajustado nas configurações.

publicidade

A Microsoft também deu novos passos para eliminar de vez o tradicional Painel de Controle do Windows 10. Agora, a página “Sistema”, normalmente acessível no painel, estará disponível dentro do aplicativo Configurações na área “Sobre”. Links que direcionavam o usuário para a página agora o levarão para o mexer nos ajustes avançados por meio do app. A companhia promete mais novidades para unificar as duas ferramentas nas próximas atualizações.ovo vis