EnglishPortugueseSpanish

Uma imagem ressurgiu das catacumbas da internet para voltar a assombrar as redes sociais. Um suposto morcego gigante, “do tamanho de uma pessoa”, dependurado de cabeça para baixo, com as asas cruzadas enquanto dorme tranquilamente numa garagem nas Filipinas. Mas será que é verdade?

Se você se fez essa pergunta, significa que é mais cuidadoso do que boa parte dos usuários da web e não acredita em tudo que vê. Mas no caso deste animal, uma raposa voadora de coroa dourada (Acerodon jubatus) o bicho é real sim, só não é tão grande quanto a foto faz parecer.

publicidade

A imagem surgiu inicialmente no Reddit há um ano, quando o usuário filipino “sakundes” supostamente encontrou um desses animais em seu quintal. No fim de junho passado, o usuário “AlexJoestar622” no Twitter resgatou a imagem, com a legenda: “lembra quando eu contei a vocês sobre as Filipinas terem morcegos do tamanho de humanos? Sim, era disso que eu estava falando”.

A questão é que a perspectiva da foto (com a motocicleta e a janela ao fundo) faz com que o morcego pareça muito maior do que é. Raposas voadoras podem atingir até 1,7 metros de envergadura, o que é bem grande para um morcego, mas longe de ter o tamanho de uma pessoa adulta. Ou seja, na foto, o morcego está muito mais próximo da câmera do que aparenta, parecendo maior em relação a outros objetos que sabemos o tamanho, como a motocicleta. 

Reddit/Reprodução

Na publicação original no Reddit, “sakundes” postou outra foto do morcego, de outro ângulo, no qual podemos ver seu tamanho verdadeiro. Imagem: Reddit/Reprodução

O Acerodon jubatus é uma das maiores espécies de morcegos do mundo e pode ser encontrado em partes da África, Índia, Ásia e Oceania. Como frugívoros, esses morcegos se alimentam de frutas ao entardecer e ficam empoleirados de cabeça para baixo nas árvores durante o dia.

Via: Science Alert