O Brasil vai ganhar mais uma estação de navegação por satélite Glonass, sistema de geolocalização russo criado durante a Guerra Fria como uma resposta ao GPS. A Rússia afirmou um contrato para instalar sua quinta estação em território brasileiro até o fim do ano.

A nova estação Glonass ficará em Belém (PA) e se junta às outras quatro distribuídas no Recife (PE), Santa Maria (RS) e duas em Brasília (DF).

O acordo foi assinado entre uma filial da agência espacial russa Roscosmos, por uma parte, e a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), por outra.

Com o sistema de navegação russo, o Brasil ganha acesso à tecnologia de geolocalização, podendo contar com um segundo sistema além do GPS, já que não há condições de lançar seu próprio conjunto de satélites. 

publicidade

Reprodução

Sistema Glonass foi criado como uma resposta ao GPS. Foto: iStock

Concorrente na China

Na China, o BDS, seu próprio sistema de navegação por satélite, promete ser um competidor de peso para o Glonass, por prometer entregar uma cobertura global mais precisa que o sistema russo e que o europeu Galileo.

A expectativa é que o BDS seja capaz de oferecer uma precisão de localização de 10 centímetros, além de serviços de telecomunicações. Como comparação, o GPS garante, atualmente, uma precisão de 30 centímetros. 

No fim de junho, o país concluiu com sucesso o lançamento do último satélite do programa BeiDou, marcando os passos finais de uma longa jornada chinesa para instituir o BDS.

Via: Uol