EnglishPortugueseSpanish

O Google está implementando uma nova tecnologia para que seus usuários descubram informações úteis ao tocar em imagens que aparecem como resultado das buscas feitas na plataforma. A partir de um algoritmo de aprendizado profundo, a empresa permite que as fotos encontradas online sejam reconhecidas para que o sistema exiba fatos relacionados àquilo.

Por exemplo: você está deslizando sobre uma página de resultados do Google com imagens de edifícios famosos e identifica um novo elemento na interface que, ao ser clicado, destaca pessoas, outros lugares e demais informações relacionadas ao prédio que aparece na imagem. Você pode tocar nos fatos para descobrir mais sobre eles. Além disso, pesquisas relacionadas são sugeridas.

publicidade

Reprodução

Exemplo do Gráfico de Conhecimento em ação. Imagem: Google

Chamado de Gráfico de Conhecimento, o algoritmo foi introduzido no banco de dados do Google lá em 2012 e, desde então, foi expandido para reunir cerca de 500 bilhões de informações relacionadas a cinco bilhões de imagens.

Claro que fazer disso uma ferramenta possível não é uma tarefa nada fácil. De acordo com o Google, o algoritmo analisa e avalia os sinais visuais de uma imagem para, em seguida, combinar isso com a compreensão do texto em um site.

publicidade

Por ora, a ferramenta está disponível apenas para dispositivos móveis localizados nos Estados Unidos, mas deve chegar a outras regiões em breve.

Vale lembrar, também, que nem toda imagem resultante no buscador conta com informações vinculadas. Portanto, agora, a intenção do Google é expandir a ferramenta para torná-la compatível com outros idiomas e fotos.

Via: Engadget