A Boring Company, startup do bilionário Elon Musk com foco em infraestrutura e construção de túneis, lançou, nesta quinta-feira (9), uma competição que desafia os participantes a cavarem túneis específicos com a maior precisão e no menor tempo possível.

Intitulado como “Not-a-Boring Competition” (“Competição Não-Chata”, em tradução livre para o português), o desafio tem como objetivo encontrar a solução mais rápida para cavar túneis de 30 metros de comprimento e abertura equivalente a um círculo com meio metro de diâmetro.

A intenção da startup ao propor uma competição como essa é descobrir qual a maneira mais prática de se cavar os túneis pelos quais o Hyperloop – conceito de meio de transporte futurístico idealizado por Musk em 2013 – passará quando estiver pronto.

Reprodução

publicidade

Simulação de como deve ser uma cápsula do Hyperloop. Imagem: Divulgação

O Hyperloop, por sua vez, consiste basicamente em um sistema de transporte que envolve disparar, a mais de mil quilômetros por hora, cápsulas metálicas autônomas ocupadas por passageiros, a fim de reduzir consideravelmente o tempo gasto com mobilidade. Foi pensando em viabilizar esse projeto ambicioso que Musk fundou a Boring Company em 2016. Agora, a competição proposta pela startup pode representar o primeiro passo efetivo em direção à concretização do Hyperloop.

Embora a Boring Company não tenha revelado qual será o prêmio para a equipe vencedora da competição de tunelamento, o comunicado oficial sobre o desafio deixa claro que os túneis serão testados por um pequeno carro de controle remoto da Tesla, montadora de carros elétricos, também fundada por Musk.

Frente ao isolamento social e outros obstáculos impostos pela pandemia global de coronavírus, a startup não estabeleceu uma data exata para o evento de tunelamento, mas mencionou que a competição acontecerá no segundo trimestre de 2021.

Os interessados devem se inscrever no site da Boring Company.

 

Via: Futurism