A Força Espacial dos Estados Unidos vai lançar quatro satélites de reconhecimento extremamente sigilosos para a órbita da Terra nesta quarta-feira (15). Os equipamentos serão enviados para o espaço a partir da costa leste da Virgínia, nos Estados Unidos.

Um foguete Northrop Grumman Minotaur IV será o responsável por lançar os satélites da missão NROL-129, do Escritório Nacional de Reconhecimento (NRO, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que projeta, constrói e opera os satélites espiões do governo estadunidense para fornecer informações para várias agências federais do país.

Os preparativos para o lançamento estão previstos para 9h do horário local (10h no horário de Brasília) na Instalação de Voo Wallops, uma das bases de lançamento mais antigas dos Estados Unidos, onde a Força Espacial, criada em dezembro de 2019, iniciará a sua primeira missão em parceria com o NRO.

Reprodução

publicidade

Foguete Minotaur IV. Imagem: USAF

“Esta será a nossa primeira missão da Força Espacial dos EUA e a primeira missão NRO dedicada de Wallops”, disse o tenente-coronel Ryan Rose, chefe da Força Espacial. “Esperamos continuar lançando satélites prioritários nacionais para nosso parceiro NRO”, acrescentou.

Como assistir

Como se trata de uma missão para fins sigilosos, o horário exato não foi divulgado, mas há uma janela das 9h às 13h45 (no horário da Virgínia) em que o foguete poderá ser lançado.

De acordo com a previsão meteorológica, o lançamento poderá ser visto por quem estiver nos arredores da Ilha Wallops. A previsão é de 90% de chance de tempo bom, com céu claro e sem nuvens. Mas, como de costume, um dia ruim pode cancelar o lançamento.

Para quem não pode ver de perto, o lançamento do foguete Minotaur IV será transmitido por meio do canal oficial da Instalação de Voo Wallops no YouTube.

Via: Space.com