No dia 31 de julho de 1971, a Apollo 15 se tornou a primeira missão a usar o Lunar Roving Vehicle (LRV), apelidado de “moon buggy”, um veículo elétrico projetado para operar no vácuo de baixa gravidade da Lua. Com ele, os astronautas foram capazes de atravessar a superfície lunar e realizar diversas atividades e experimentos.

Quer saber como era andar de carona num deles? É só colocar o vídeo abaixo em tela cheia e aproveitar o passeio.

Essas são imagens da missão Apollo 16, publicadas pela Nasa, que foram melhoradas pelo youtuber Dutchsteammachine. Utilizando Inteligência Artificial, o editor transformou as imagens captadas em 16 mm e aumentou a taxa de quadros de 12fps para 60fps. Para completar a experiência,  Dutchsteammachine  corrigiu as cores e sincronizou o áudio do rádio dos astronautas.

publicidade

“Com meu próprio equipamento de ponta e com a ajuda de outras pessoas, sou capaz de dar vida ao passado como nunca. Tudo, desde fitas de Nasa usadas durante a missão Apollo até slides originais do Kodachrome da Segunda Guerra Mundial e filmes de 16 mm tirados na década de 1920”, explica Dutchsteammachine na página do seu projeto no Patreon, no qual ele recolhe contribuições dos internautas para seguir restaurando imagens históricas.

A missão Apollo é um dos temas preferidos do youtuber. Até agora são 15 vídeos com imagens melhoradas de pousos, decolagens, viagens de rover e atividades dos astronautas das missões da Nasa, todos com pelo menos 24 fps e resolução full HD. Como os equipamentos lunares contavam com câmeras 16mm e 70mm, as imagens possuem uma qualidade excepcional, mesmo 50 anos depois.

Via: Geeklogie/Nasa