Respirador desenvolvido na USP vai ser usado no Incor

Acsa Gomes15/07/2020 22h53, atualizada em 15/07/2020 23h12
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Inspire. Esse é o sugestivo nome do ventilador mecânico desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo que começará a ser usado no Instituto do Coração para tratar pacientes intubados com covid-19. A novidade foi anunciada pelo governo do Estado de São Paulo nesta quarta-feira.

O Inspire tem baixo custo de produção e permite abastecer o mercado nacional e reduzir a dependência de importação. Segundo os pesquisadores, cada unidade fica pronta em duas horas ao custo de cerca de 4.400 reais. Um equipamento comercial similar pode custar até 10 vezes mais.

A produção fica por conta do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo. A estimativa é de que a capacidade de produção seja de dez unidades por dia: os dez primeiros aparelhos serão usados no Incor a partir de amanhã.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.