Pela primeira vez, cientistas conseguiram cultivar em laboratório células-tronco espermatogoniais (SSCs), aquelas que se transformam em espermatozóides humanos. O método, desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, abre caminhos inovadores para o tratamento da infertilidade masculina.

Há muito tempo que os médicos buscam uma maneira de alavancar a produção de espermatozóides, mas na verdade nunca foi possível isolar e gerar essas células SSCs. O progresso neste campo foi dificultado pelo fato de ser extremamente difícil distinguir SSCs de outras células nos testículos. 

Agora, a nova abordagem de sequenciamento de RNA de célula única pode definir as prováveis ​​características moleculares específicas das SSCs humanas, as quais são capazes de gerar mais células-tronco e até mil espermatozóides a cada dois segundos.

Reprodução

publicidade

Células-tronco espermatogoniais são cultivadas em laboratório. Foto: iStock

Transplante de células germinativas

Usando um método chamado transplante de células germinativas, o estudo mostrou que as células que purificavam eram de fato altamente enriquecidas com SSCs humanas. Em mais de 30 biópsias de testículo humano, os pesquisadores determinaram as condições certas necessárias para cultivar células germinativas imaturas com as características das SSCs.

Com essa abordagem, os pesquisadores foram capazes de favorecer a cultura de células humanas com as características moleculares das SSCs por duas a quatro semanas.

“Em seguida, nosso principal objetivo é aprender a manter e expandir os CSCs humanos por mais tempo, para que possam ser clinicamente úteis”, declarou Miles Wilkinson, pesquisador de obstetrícia, ginecologia e ciências reprodutivas da Universidade da Califórnia.

Via: Futurism