A empresa norte-americana Blackmagic Design lançou nesta quinta-feira (16) a Ursa Mini Pro 12K, uma câmera de vídeo profissional com sensor capaz de gravar vídeo em resolução 12K ( 12,288 x 6,480 pixels) a 60 quadros por segundo, três vezes a resolução das TVs 4K atualmente no mercado.

Pode parecer exagero, mas a alta resolução é atraente para os profissionais de vídeo, já que permite reenquadrar livremente uma cena durante a pós-produção, retirando dela um clipe em 8K ou 4K sem necessidade de redimensionamento.

Reprodução

Blackmagic Ursa Mini Pro 12K, câmera profissional capaz gravar vídeo em resolução 3 vezes superior à 4K. Foto: Blackmagic

publicidade

A câmera também pode gravar vídeo em 8K a 120 FPS ou 4K a 220 FPS, produzindo um efeito de câmera lenta sem a necessidade de câmeras especiais. Segundo a Blackmagic, foram necessários quatro anos para desenvolver o sensor, que tem uma quantidade igual de “pixels” azuis, vermelhos e verdes, para maior precisão nas cores.

Ele tem sensibilidade ISO 800 e uma faixa dinâmica de 14 pontos, para captar melhor as nuances entre luz e sombra. O vídeo é gravado em dois cartões SD UHS-II usando codec Blackmagic RAW, que segundo a empresa pode ser “editado em um laptop”, algo que não é possível com outros codecs.

O preço é de “apenas” US$ 9.995 (aproximadamente R$ 53.400), o que é baixo considerando o mercado profissional.

Fonte: Blackmagic Design