Thomas Ranzi é gerente de segurança da informação. E isso não o livrou de ser vítima de um golpe digital e ter seu saque emergencial do FGTS roubado. Na opinião dele, isso ocorreu porque a forma de autenticação definida pela Caixa é falha.

Para ele, o erro da Caixa foi ter aproveitado o sistema do auxílio emergencial em vez de usar os dados já cadastrados pelo próprio usuário. Com isso, qualquer um pode usar informações encontradas na internet e criar uma conta.

publicidade

Thomas diz que, depois de ter acesso aos dados, os golpistas transferiram o dinheiro para uma conta digital. Foi bem fácil: eles apenas pagaram um boleto.

Muitos trabalhadores podem nem estar cientes de que esse saque está disponível, já que se trata de uma decisão unilateral do governo federal. O dinheiro é tirado da conta de FGTS e deixado disponível para saque em um ambiente desprotegido. Uma das opções para minimizar essa vulnerabilidade, na opinião de Thomas, é integrar as bases de dados.

publicidade

Para quem quer tentar proteger sua conta, Thomas sugere cadastrar os dados no Caixa Tem antes de o dinheiro ser transferido para lá pela Caixa. Com isso, a conta não vai ser sequestrada por terceiros.Se, ao tentar cadastrar os dados, descobrir que já existe uma conta associada a eles, pode pedir o cancelamento da liberação do saque emergencial.