Se há 20 anos atrás você imaginava um futuro com robôs executando atividades humanas, pode-se dizer que acertou em cheio. Desenvolvida pela americana Hello Robot, o robô Stretch é capaz de realizar tarefas simples de limpezas ao transporte de materiais radioativos.

stretchhhhhhhhh.gif
Ainda em aprimoramento para ambientes domésticos, o Stretch pode ser um ótimo ajudante. Fonte: Divulgação/Hello Robot

Com o valor de US$ 17,950 (aproximadamente R$ 96 mil), o Stretch ainda está em fases inciais. Alto, compacto e com design minimalista, o robô dispõe de um gancho para realizar as operações, além de contar com uma câmera 3D, microfone, computador de bordo e um dispositivo para dimensionar as limitações dos espaços. O software utiliza uma combinação de ROS e Python, a plataforma também é open source, ou seja, experts em robótica podem dar uma ‘mãozinha’ no aprimoramento das funcionalidades do robô. 

publicidade

Limpar móveis, transportar de objetos, escrever em paredes, brincar com cachorros. Confira a prévia das habilidades do Stretch no vídeo abaixo. 

publicidade

Atualmente, o Stretch está sendo testado exclusivamente por pesquisardores em hospitais, laboratórios e indústrias. No entanto, o CEO da Hello Robot, Aaron Edsinger, pretende popularizar o uso do robô em ambientes de trabalho. “As próximas versões do Stretch serão mais focadas para operações comerciais”, diz Edsinger. Ele ainda afirma que a versatilidade da máquina permite que o robô atue como um estocador de loja e até mesmo um assistente doméstico de um parente mais idoso.

A distribuição do Stretch no mercado está concentrada nos Estados Unidos, mas a Hello Robot afirma que a exportação do produto será avaliada individualmente, de acordo com as certificações e necessidades de utilização.

publicidade

Via: TechCrunch