A visão de uma massa de lama negra avançando rapidamente pelo leito de um rio seco e engolindo tudo em seu caminho pode parecer coisa de pesadelos, mas estamos em 2020, e tudo pode acontecer.

O fenômeno foi filmado na última quinta-feira no Arizona, nos EUA. A massa negra é conhecida como “lama sedimentar”, e nesse caso é composta por cinzas e madeira carbonizada deixada para trás pelo imenso incêndio florestal que já dura mais de um mês.

publicidade

O fenômeno é similar às “cabeças d’água” que ocorrem em rios brasileiros ou aos “lahars” deslizamentos de lama nas encostas de um vulcão. Mas neste caso substituindo boa parte da água por cinzas, carvão e madeira.

Se movendo rapidamente e altamente destrutivos, fluxos de sedimentos causados pela chuva intensa são um dos principais perigos após incêndios. Segundo o United States Geological Survey (USGS), agência de pesquisas geológicas do governo dos EUA, estes fluxos podem arrancar vegetação, bloquear sistemas de drenagem, danificar estruturas e colocar vidas humanas em risco.