À primeira vista, a nova rede social PixelFed se assemelha bastante ao Instagram, entretanto, apenas visualmente. Ainda em desenvolvimento e na versão beta do aplicativo, a alternativa open source quer conquistar usuários com a autonomia e independência de autoridades centrais. 

Para usuários que já testaram a versão beta, provavelmente notaram semelhanças com o produto do Facebook, da postagem de fotos à disposição do feed. Entretanto, internamente, as diferenças são grandes. Sem algoritmos para ditar a relevância de um post ou outro, a proposta da rede social é oposta ao Instagram, a qual mantém usuários presos em uma bolha social.

Além da ausência dos algoritmos, que prometem mostrar uma linha do tempo ordenada livremente de acordo com todas as postagens, o Pixelfed ainda vai ser livre de anúncios e com total privacidade, já que os próprios usuários vão gerenciar as redes, de uma maneira orgânica.

Rede social promete ser diferente do Instagram justamente por ser livre. Imagem: Reprodução

A partir de agosto, os desenvolvedores vão abrir a aplicação para que pessoas possam testar a versão beta, e em um primeiro momento, apenas para a versão web. A rede social também está sendo desenvolvida em código aberto, com total transparência.

publicidade

A proposta é similar à rede social Mastodon, entretanto, com intuito de públicos diferentes. Enquanto o PixelFed é uma alternativa descentralizada do Instagram, o Mastodon deve agradar mais os fãs do Twitter. 

Daniel Supernault é a mente por trás do projeto. A ideia vem se tornando realidade a partir de uma iniciativa de crowdfunding via Patreon. Para quem se interessou, basta contribuir com o projeto por meio do site

Fonte: PixelFed.org