Desde que se espalhou pelo mundo, a pandemia de coronavírus tem afetado diversas camadas da sociedade, e o cinema não se livrou disso. Diversos filmes e até mesmo a cerimônia do Oscar foram adiadas por conta da necessidade de paralisação das filmagens. Os mais recentes longas a entrar na longa lista de atrasos são o próximo capítulo da saga do Homem-Aranha no Universo Marvel, as sequências de Star Wars e Avatar, além de “Top Gun: Maverick” e “Mulan”.

Na quinta-feira (23), a Paramount Pictures anunciou que o filme de Tom Cruise, sequência do clássico de 1986, será lançado apenas em 2 de julho de 2021. Esse é o segundo adiamento do longa, inicialmente planejado para julho de 2020 e posteriormente para dezembro.

publicidade

Reprodução“Top Gun: Maverick” sofre seu segundo adiamento. Foto: Paramount Pictures

 

publicidade

Já o próximo filme do Homem-Aranha, protagonizado por Tom Holland, teve um pequeno atraso de pouco mais de um mês. O plano inicial da Sony era que o longa, ainda sem nome oficial, chegasse aos cinemas em 5 de novembro. Agora, porém, a data de estreia será em 17 de dezembro.

A Disney, por sua vez, anunciou o atraso de diversos longas do seu calendário. O mais afetado deles foi a versão live-action de Mulan, que não possui mais data para chegar aos cinemas. O maior impacto, porém, fica na conta de Avatar 2 e o próximo filme da saga Star Wars. O filme de James Cameron, apesar de já estar com as filmagens concluídas, vai demorar um ano a mais para poder ser visto. A previsão de dezembro de 2021 foi adiada para o mesmo mês de 2022. Já o primeiro capítulo da próxima trilogia de Star Wars não deve chegar aos cinemas antes de 2023.

publicidade

ReproduçãoSequência de Avatar foi adiada em um ano. Foto: Reprodução

Oscar 2021

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou na segunda-feira (15) o adiamento da cerimônia do Oscar 2021 em dois meses por causa da pandemia de Covid-19. Originalmente marcada para 28 de fevereiro, o evento vai ocorrer em 25 de abril. O período de elegibilidade dos filmes também foi estendido. Agora, serão aceitos filmes lançados entre 1º de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2021.

publicidade

“Nossa esperança, ao estender o período de elegibilidade e a data de entrega de nossos prêmio, é proporcionar a flexibilidade que os cineastas precisam para terminar e lançar seu filmes sem serem penalizados por algo além do controle de qualquer pessoa”, disseram David Rubin, presidente da Academia, e Dawn Hudson, CEO da Academia.

Via: Uol