O Nubank anunciou na quinta-feira (23) a compra da americana Cognitect, empresa que possui em seu time de fundadores o programador Rich Hickey, responsável por lançar a linguagem de programação Clojure em 2007. A companhia também é criadora da linguagem Datomic.

Com o acordo, que não teve seu valor divulgado, a startup brasileira dá um grande passo em seus planos de reinventar os serviços financeiros na América Latina. O Nubank também passa a ser um dos principais patrocinadores corporativos da Clojure.

Vale destacar que todas as áreas da fintech utilizam massivamente a linguagem, sendo que mais de 90% dos microsserviços são escritos em Clojure, que é compatível com todo o ecossistema do Java. Ou seja, todo o time de engenharia de programação da empresa será beneficiado.

Reprodução

publicidade

Todas as áreas do Nubank utilizam massivamente a linguagem Clojure. Foto: iStock/scanrail

“Nós nos comprometemos totalmente a não apenas manter a Clojure como uma linguagem de código aberto, mas também contribuir para o seu desenvolvimento e apoiar o ecossistema mais amplo. Para quem atualmente usa Clojure, nada vai mudar”, garantiu Edward Wible, CTO do Nubank, em comunicado.

Ainda segundo ele, a aquisição da Cognitect também não impactará a base de dados Datomic. A empresa ainda de comprometeu a dar espaço para que Hickey continue trabalhando com a comunidade em melhorias.  

Fundado no Brasil há sete anos, o Nubank possui atualmente 25 milhões de clientes. A startup possui escritórios em São Paulo, Cidade do México (México), Buenos Aires (Argentina) e Berlim (Alemanha).

Integração com o Google Assistente

No início do ano, o Nubank anunciou a integração de seu app com o Google Assistente, permitindo aos clientes usar o assistente virtual para fazer transferências, pagar boletos, ver a fatura do cartão de crédito e também consultar o saldo da NuConta.

Para que o recurso funcione, é necessário ter o Google Assistente e o app do Nubank instalados e configurados no smartphone (somente Android, por enquanto). Depois, basta dar um comando como “OK Google, pagar uma conta pelo Nubank”, “OK Google, pagar a fatura do meu cartão de crédito pelo Nubank” ou “OK Google, transferir dinheiro pelo Nubank”.

Também é possível fazer transferências de dinheiro diretamente, especificando o valor e nome do contato cadastrado no app. 

Via: Computerworld