Enzima ajuda novo coronavírus a se camuflar

Acsa Gomes
Acsa Gomes 24/07/2020 21:58, atualizada em 24/07/2020 23:12

Pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em San Antonio, nos Estados Unidos, identificaram uma enzima usada pelo novo coronavírus. O microrganismo usa o componente para se disfarçar e invadir células sem alertar o sistema imunológico.

Continua após a publicidade

O estudo foi pulicado nesta sexta-feira na revista Nature Communications. A enzima, chamada nsp16, é produzida pelo vírus e usada para modificar seu mensageiro. Essas modificações enganam a célula e fazem o RNA mensageiro viral resultante ser considerado como parte do código da célula, não um elemento estranho.

Ou seja, o novo coronavírus usa a nsp16 para evitar que haja uma restrição imune do hospedeiro ao vírus. Então, decifrar sua estrutura 3D pode abrir caminhos para a criação de medicamentos antivirais que impeçam infecções por coronavírus.

A candidata a vacina desenvolvida pela farmacêutica americana Moderna usa RNA mensageiro para induzir imunidade. A técnica envolve aplicar material genético do vírus no corpo humano para que o organismo produza proteínas virais que provoquem a resposta imunológica.

Acsa Gomes
Acsa Gomes

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email