Escolas do estado de Nova York podem ser proibidas de usar sistemas de reconhecimento facial até 2022. A decisão ainda precisa ser sancionada pelo governador Andrew Cuomo e obriga instituições de educação do Estado a estudar e criar regulamentações para o uso da tecnologia.

Segundo Stephanie Coyle, diretora-adjunta do Centro de Políticas Educacionais, o uso de reconhecimento facial pode trazer experiências negativas para negros, mulheres e homossexuais. Em declaração à União das Liberdades Civis de Nova York, ela explicou que falhas de identificação podem causar bullying e brincadeiras de mau gosto.

publicidade

A suspensão acontece um mês após a União das Liberdades Civis de Nova York processar o Departamento de Educação por permitir que a escola Lockport City School District’s implantasse um sistema de reconhecimento facial.

A escola, no entanto, discorda da decisão. Michelle Bradley, superintendente da instituição, diz que não há bases sólidas para proibir o uso de uma tecnologia que já havia sido aprovada. Segundo ela, o uso da ferramenta é imprescindível nos tempos atuais, já que otimiza a triagem de temperaturas para combater a covid-19.