A nova geração do padrão para recarga rápida de bateria de dispositivos móveis da Qualcomm foi anunciada nesta segunda-feira. Chamado de Quick Charge 5, ele é o primeiro sistema de recarga a 100 watts. A tecnologia pode carregar uma bateria de 0% a 50% em cinco minutos e levar a uma carga total em 15 minutos.

O Quick Charge 5 entrega dez vezes mais energia do que a primeira versão do padrão. Além disso, é 70% mais eficiente e até quatro vezes mais rápida que o Quick Charge 4. Outra característica da novidade é a segurança: a temperatura da bateria durante a recarga é até 10 graus Celsius menor do que na versão anterior. E mais: há sistemas de proteção contra excessos de voltagem, corrente e temperatura.

publicidade

Para usar o novo padrão, smartphones e acessórios terão de ser equipados com os novos chips de gerenciamento de energia da Qualcomm. As baterias dos aparelhos também terão de ser diferentes: internamente, serão como duas baterias ligadas em série. Segundo a Qualcomm, a Xiaomi será a primeira fabricante a ter um celular com a tecnologia.