A Xiaomi trabalha em uma nova função que permitirá usuários da MIUI 12 ativarem atalhos de funções e aplicativos por meio de toques na traseira de smartphones. A informação é do site XDA Developers, que identificou referências ao recurso no código da mais recente versão beta da interface da gigante de tecnologia chinesa.

Segundo o veículo, a descoberta sugere que serão implementadas funções de toques duplos e triplos com diferentes possibilidades de ações associadas aos gestos. Um desenvolvedor membro do site chegou a acessar a interface de configurações da ferramenta, mas não foi capaz de ativar o recurso em seu smartphone Redmi Note 7.

publicidade

Ainda assim, a iniciativa identificou opções como captura de tela, ativação da lanterna, acionamento do painel de controle e uso da câmera. Ainda não há previsão de quando a novidade estará disponível para consumidores finais e pode ser que a Xiaomi ainda adicione novos atalhos à lista de funções até a implementação oficial da ferramenta.

Reprodução

Captura de tela da interface da função de toques traseiros da MIUI 12. Imagem: XDA Developers/Reprodução

A Xiaomi, no entanto, não será a primeira fabricante a apostar no sistema de toques traseiros de dispositivos. Em julho, a Apple anunciou que a próxima geração do sistema operacional do iPhone, o iOS 14, apresentará um recurso bastante semelhante, com suporte para o usuário capturar a tela, bloquear e silenciar o telefone, alternar o volume do celular e até iniciar alguns aplicativos.

Em fevereiro deste ano, o próprio XDA Developers também identificou que o Google estaria trabalhando em uma ferramenta de toque duplo na traseira de dispositivos para os smartphones da linha Pixel com o Android 11. Na ocasião, o site apontou uma ampla lista de funções como silenciamento de alarmes, inicialização do Google Assistant, comandos de reprodução de mídia e ativação da câmera.

Suporte ao MIUI 12

A Xiaomi começou a liberar gradualmente o suporte da versão estável da MIUI 12, em junho. A interface deve contemplar 42 modelos das séries Mi, Redmi e Poco. A companhia já disponibilizou a atualização para os modelos Redmi K20, Redmi K20 Pro, Mi 9, Mi 9T e Mi 9T Pro. A expectativa é que o MIUI 12 chegue às linhas Mi 10, Redmi Note 8 Pro e Redmi Note 9, no fim de julho, e à linha Mi Note 10, no começo de agosto.

Via: XDA Developers