Novas imagens de patentes mostram detalhes da produção da EV Endeavor, a moto elétrica da Kawasaki. Os desenhos parecem indicar que a bateria e a unidade de controle da motocicleta serão fabricadas em uma instalação separada do resto do veículo. Os dois componentes serão enviados para um terceiro local – que pode ser já o revendedor – para só então serem instalados.

Outro detalhe é o diagrama de fiação da unidade de controle, que inclui acelerômetros e sensores de temperatura. Esses recursos podem tanto ser usados ​​enquanto a moto está em movimento – para diagnosticar uma falha, por exemplo – quanto para monitorar a saúde da bateria durante o transporte, notificando a concessionária de qualquer dano ocorrido durante antes da entrega para o cliente.

publicidade

Electrek/Reprodução

Patente da Kawasaki EV Endeavor. Imagem: Electrek/Reprodução

publicidade

Dividir a montagem da motocicleta pode trazer para a fabricante mais flexibilidade em relação a regulamentos de remessa de baterias de íons de lítio. Também pode permitir que as fábricas já existentes produzam as motocicletas quase completas (chassi, freios e rodas, etc.) com os equipamentos e treinamentos que já possuem, enquanto os novos componentes podem ser produzidos em uma unidade especializada.

A Kawasaki anunciou pela primeira vez sua intenção de desenvolver uma motocicleta elétrica no ano passado, durante o EICMA Milan Motorcycle Show 2019. Entre os poucos detalhes revelados estão que o design é baseado em um quadro Kawasaki Ninja 650 com 4 marchas e que a moto possuirá um motor elétrico de 10 kW (13 hp) contínuo e 20 kW (27 hp) de pico.

publicidade

Um protótipo chegou a fazer algumas voltas num circuito preparado, mas desde então pouco foi divulgado oficialmente. Porém, essas patentes vazadas indicam que o projeto continua vivo dentro da Kawasaki.

publicidade

Via: Electrek/VisorDown

Kawasaki EV Endeavor