EnglishPortugueseSpanish

Trajes da SpaceX são mostrados em detalhes em vídeo

Redação 29 de julho de 2020
publicidade

A SpaceX divulgou nesta semana um vídeo que detalha o desenvolvimento dos trajes espaciais usados em missões tripuladas. Tecnicamente, eles são “trajes de pressão”, criados para proteger os astronautas contra eventual despressurização da cápsula durante a ida ao espaço ou o retorno à Terra.

As roupas foram desenvolvidas e são produzidas pela SpaceX em sua fábrica na Califórnia, o mesmo local em que as espaçonaves são construídas. Resistentes a chamas e impactos, os trajes têm sistemas de comunicação e de controle de temperatura embutidos.

publicidade

O rádio e o microfone ficam no capacete. Já o ar e a energia elétrica fluem através de um único cabo conectado ao assento do tripulante na espaçonave. As luvas apresentaram um desafio extra: além de duráveis e flexíveis, elas precisam ser condutivas, já que a Crew Dragon é totalmente controlada em telas sensíveis ao toque.

Além da funcionalidade, o design também foi uma prioridade da SpaceX. Segundo Elon Musk, foram quase quatro anos para desenvolver uma veste que fosse, ao mesmo tempo, bonita e funcional.