O Spotify é um dos serviços mais populares para que as pessoas possam escutar música com qualidade na internet tendo acesso a um acervo gigantesco. Por sua vez, é claro, muita gente prefere escutar música junto com os amigos ou familiares, algo que está cada vez mais difícil por conta da pandemia do coronavírus.

Para ajudar as pessoas a recuperarem este momento de descontração, felizmente, o Spotify implementou um recurso para que você possa criar sessões online com os seus amigos, fazendo com que todos em uma sessão possam controlar o que está sendo reproduzido e escutado em grupo. A seguir, veja como criar sessões em grupo com o Spotify.

Importante

Apesar de já estar disponível no aplicativo estável do Spotify, esta nova função do serviço de streaming de músicas ainda está em fase beta, ou seja, ela pode apresentar alguns travamentos e até mesmo sofrer alterações no modo como funciona. Não apenas isso, é necessário ter uma assinatura premium do serviço para utilizá-la.

Esse novo recurso, também vale lembrar, ao menos por enquanto, está sendo liberado aos poucos e pode não aparecer para todo mundo, além de só estar disponível nos aplicativos do Spotify para celulares com o Android e iOS (sistema do iPhone). Nos testes realizados pelo Olhar Digital, a função para criar sessões em grupo não foi vista no cliente do serviço de streaming no Windows 10.

publicidade

Anteriormente, também vale notar, o Spotify já havia liberado esta função em seu aplicativo, mas ela servia apenas para controlar sessões locais, ou seja, todos os membros precisavam estar na mesma casa ou ambiente.

Como iniciar uma sessão em grupo no Spotify

O processo para iniciar uma sessão em grupo no Spotify é bem simples, sendo que até 5 usuários podem participar dela. Confira:

1. Acesse a Google Play ou a App Store e atualize o Spotify para a última versão disponível;

2. Abra o aplicativo normalmente e procure um conteúdo para reproduzir;

Reprodução

3. Com o conteúdo já em reprodução, toque no ícone para escolher o dispositivo de reprodução representado por um computador com uma caixa de som e em “Iniciar uma sessão”;

Reprodução

4. Agora, clique em “Convidar amigos” e selecione um dos métodos disponíveis para enviar o link a seus amigos. Caso a pessoa esteja no mesmo ambiente que você, também é possível mostrar para ela o código da sessão, que pode ser escaneado com a câmera do celular.

Reprodução

Como participar de uma sessão em grupo no Spotify

Já o processo para você participar de uma sessão que está em andamento é ainda mais simples. Veja:

1. Abra do convite para a sessão e, caso o seu sistema pergunte, selecione o Spotify como o aplicativo para abri-lo;

Reprodução

2. Então, escolha o dispositivo em que o som será reproduzido e clique no ícone do “X” para poder controlar a reprodução dos conteúdos da sessão.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como criar ou participar de uma sessão em grupo com o Spotify para escutar música com os seus amigos. Quando você não quiser mais participar da sessão ou precisa encerrá-la, basta ir na tela do “Conectar dispositivos”, a mesma utilizada para enviar convite, para tomar tal ação.