Um grupo de cientistas ligados à Universidade de Harvard e ao MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), resolveu pular as etapas para desenvolver uma imunização contra o novo coronavírus. Eles criaram uma vacina que pode ser preparada até em casa e estão testando-a em si próprios e em alguns voluntários.

Preston Estep, cientista especializado em genoma e diretor do projeto Genoma Pessoal de Harvard, teve a ideia de criar sua própria versão da vacina. Sem qualquer tipo de aprovação ética e utilizando um laboratório emprestado em Boston.

Agora, Estep e pelo menos outros 20 pesquisadores, tecnólogos e entusiastas da ciência se voluntariaram para a pesquisa. Segundo eles, essa é a única chance de se tornarem imunes sem esperar um ano ou mais para que uma vacina seja formalmente aprovada. Estep acredita que tomar uma vacina peptídica, mesmo que não seja comprovada, pode ser uma maneira de reduzir o risco de infecção.

A vacina consiste em pequenos pedaços de proteína que correspondem a uma parte do coronavírus. Para administrar a vacina, o grupo Radvac decidiu misturar os peptídeos com a quitosana, substância das cascas do camarão, que reveste os peptídeos em uma nanopartícula capaz de passar pela membrana mucosa. Pesquisadores acreditam que ao administrar a substância a pessoa passe a ter uma importante defesa contra o Sars-CoV-2, evitando a sua entrada por meio das vias aéreas.

publicidade

Até agora, o grupo não pode dizer se a vacina funciona ou não. Eles não publicaram resultados mostrando a criação de anticorpos contra o vírus, o que é um requisito básico para que novos projetos sejam levados a sério na busca por uma imunização.